quinta-feira, 16 de julho de 2009

Estou bastante atrasada com atualização da minha pagina, fico preocupada que nem consegui dormi bem últimas noites pensando no blog, varias vezes tentei levantar da cama pegar o computador e escrever um pouco. Ideias e coisas pra escrever não faltam, o que dificulta bastante e sair da minha caminha quente e tenho sentido muito cansada ultimamente.Estou no msn com a minha irmã que esta no Brasil e ela acaba de me dizer que o dia esta lindo, sol gostoso! Cheguei a sentir um arrepio, de tanta falta que sinto de calor na minha pele.
Em Sidney está bem frio e chovendo. Por aqui, só se falam em “gripe suína”,no momento,todas as clínicas estão lotadas de pessoas gripadas, mas nem todas apresentam os sintomas da gripe da moda.Quando fiquei doente, estava muito preocupada se teria contraído gripe suína,o medico me disse que poderia ficar tranquila que era somente uma virose, e que em alguns dias já estaria curada, foram muitos casos iguais ao meu que pude vivenciar na clínica, o que mais me chamou atenção foi algumas crianças que chegaram com dores de cabeça e vomitando. Segundo o noticiário local 10 pessoas morreram com o Vírus da gripe suína,entre eles uma gravida, uma criança e o restante pessoas idosas. Vi um flash de noticias na TV dizendo que o numero pode aumentar para 600.Algumas pessoas encontram-se internadas no momento.
Umas das coisas que acredito que pode estar contribuindo para que vírus da gripe ou de qualquer outro bactéria se espalhe rapidamente pode ser o clima, que não e instável, as vezes é possível que tenha as 4 estações do ano em um só dia, outro fator; falta de higiene e o uso de transporte publico. Quando tomo o trem é muito comum ver asiáticos tossirem ou espirrarem, sem colocar a mão na frente da boca, jogando salivas no rosto das outras pessoas ou mesmo quando abrem a boca para bocejar.A empresa que administra o trem pede para que se você esteja gripada, favor não usar transportes público para evitar a contaminação de outros passageiros em vários pontos da cidade.
Agora já me sinto acostumada com o fato das pessoas correrem e ficarem longe de quem esta com qualquer tipo de gripe, ate mesmo de crianças. Isso bem antes da Gripe Suína. No inicio foi bem estranho,fui para o trabalho com o nariz escorrendo um pouco e o meu chefe me mandou embora para casa descansar, e só voltar quando estivesse sentindo melhor.
Outra coisa que me apavorou e a preocupação que eles tem com tuberculose, sempre questionei que isso é doença da epóca da "guerra" e como um país de primeiro mundo pode ter problema com isso. Na minha ultima visita ao medico da imigração perguntei a ele, porque se falava tanto em turbeculose e que para entrar aqui a gente e obrigada a fazer raio X,ele explicou que a Austrália e um país que recebe refugiados de países como Cambodja, África, entre outros, e por isso o risco de contaminação por doenças como essas e muito comum, e que o país esta localizada numa ilha muito isolada do resto do mundo.
Sempre pensei que todos os países de primeiro mundo eram perfeitos, quando fui ao hospital pela primeira vez que fui ver como o serviço era bem precário, escassez de mão de obra, equipamentos cirugicos bem antigos e vários estudantes trabalhando como profissionais, um medico auxiliando varias alunos e ainda atendendo seus pacientes.
Por falta de atendimento medico uma paciente deu a luz dentro de um vaso sanitário da recpecao do hospital, banheiro quebrados,falta de equipamentos para diagnósticos dos pacientes, esses e outras manchetes também fazem parte do contexto de países de primeiro mundo como aqui.
Realmente existem diferenças entre países do primeiro, segundo e terceiro mundo, mas vejo que isso esta mais ligado as leis e direitos, salários, etc. Mas na parte de saúde acho que não e Tao diferente, lógico que carências diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário