domingo, 16 de maio de 2010

Bunda e futebol não e unica marca brasileira no exterior

Quem decidi morar longe do seu Brasil como fuga ou qualquer outra razão parece cair numa armadilha. No Brasil todo mundo e igual que nem percebemos,onde estamos ou o que somos e muitas vezes só denegrimos a nossa cultura. Escapar raízes e algo que eu considero impossível aqui. Todos dias, toda hora, minuto e segundo você e lembrado de que não pertence ao local que você escolheu para morar.

Não porque sou brasileira,mas sem duvidas o Brasil e um dos países mais populares do mundo. Por onde ando sempre tem que ter algo que veio do Brasil ou alguém que sonha em visitar ou já visitou e leva leva um pouco da cultura brasileira contigo“jeito brasileiro” a sua cultura.

Minha vida na Austrália e mais ou menos assim, sou sempre perguntada de onde sou “ por causa do meu adorável sotaque” e isso e quase todos os dias. Roupas coloridas, sapatos de qualidade e calca renas apertada e uma marca registrada das brasileiras.

Quase tudo que uso como roupas, sapatos, bijuterias vem da pátria amada e sempre alguém me pergunta onde comprei.

Tenho uma amiga australiana que nunca visitou Brasil, e só conhece o pais através de amigos que encontrou na Nova Zelândia. Ficou empolgada com a cultura do “beijinho” que damos um no outro como cumprimento e encantada pelos garotos latinos, comprou um para aprender a falar português. Hoje fala fluentemente, samba, dança funk e come arroz e feijão.

Sabe tudo sobre moda, musica, gírias brasileiras, novelas, etc. Em festa brasileira, e figurinha marcada e muito popular no orkut. Assim, como ela existem vários.

No jantar de aniversário de uma amiga, o papo da mesa era filmes brasileiros e as belezas naturais do pais. Na mesa havia pessoas de diferentes nacionalidades como Polônia, Itália, Austrália, Irlanda entre outras de países asiáticos.

“I saw a great brazilian movie about the beatifulll brazil” foi a primeira frase que ouvi de um americano que mora na Austrália há 20 anos. Segundo ele, o filme despertou ainda mais desejo de conhecer o pais que e tão lindo.

O filme que ela citou era “Casa de areia” com a Fernanda Torres, que por sinal nenhum dos brasileiros presentes haviam assistido. E o assunto não parou por ai, mencionaram culinária, festas, brasileiros que encontraram que já voltaram para casa, deixando muitas saudades e que dividiram experiências maravilhosas.

Infelizmente, quando se encontra grupos de brasileiros não essas coisas que você ouve com algumas exceções. Muitas vezes me deprime ouvir brasileiros depreciarem a sua terra natal, cultura e ainda se acharem que são algo diferente das coisas negativas que saem da boca. Acredito eu quem fala mal de sua casa esta fazendo propaganda negativa de si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário