terça-feira, 25 de agosto de 2009

I’m too busy!



O título acima foi uma das primeiras frases que percebi que ser uma das mais usada pelos australianos assim que cheguei. Lembro que uma amiga um dia me disse que achava difícil entender esse povo, que esta sempre “busy” e que nunca consegue tempo para nem se quer fazer uma ligação. No inicio também assustei como isso e no Brasil como é possivél arranjamos tempo para fazer tanta coisa como sair, trabalhar, estudar e ainda fazer exercícios fisicos.
“Busy” que dizer ocupada(a), infelizmente desde de que voltei de viagem estou sentindo na pele essa coisa chamada “busy” a impressão que tenho e que mal acordo e o dia já acabou e acabo nem fazendo tudo o que planejei para o dia.
Esse ultimo fim de semana tentei fazer algo diferente, fui da uma volta na cidade num estilo bem “gringa” que tira foto de tudo e para para ver bem de perto todos os detalhes e ainda acha tudo interessante.
Visitei um bairro chamado Newtown, onde já havia visitado antes e me identificado bastante com o local. A primeira vez que estive neste local achei muito parecido com o famoso bairro da Lapa, no Rio de Janeiro.
Os prédios são de estilo antigos, estações de trens, barracas de camelos espalhadas por toda parte, adoro o jeito ecletico do bairro. Em Newtow,você pode encontrar de tudo um pouco como livros a todo tipo de roupas, animais,porcelanas turcas, jóias artesanais,etc.
Newtown ficou bastante conhecida através do filme Priscila, Rainha do Deserto, onde foram gravadas algumas cenas da trilha e também pelo o número de bandas de rock que foram descobertas no local. O que me chama bastante atenção é o numero de livrarias espalhadas pelo local, além disso bancas de livros novos e usados. É muito comum ver pessoas nas ruas andando e lendo.
A variedade de restaurante encontrada na avenida principal e imensa, você encontra da Italia, África, China, México, entre outros.
A diversidade cultural não fica só em restaurantes, existem pessoas de todos os credos, origens e sexos, idades, cada um com seu estilo próprio,longe dos padrões da moda, com muita criatividade.
Um aspecto bem triste e notar pessoas drogadas caída nas ruas e algumas com cara que passaram a noite em claro e ainda trémulas e com marcas de picos no corpo.
Depois de ter andado bastante com minha pequena camera fui almoçar num restaurante tailandês, onde a comida e bem servida e o preço justo. Comi um “red curry beef” um tipo de molho, que acompanha arroz e pode escolhe ser quer frango, frutos do mar ou carne, esse prato é uma delicia, porém muito apimentado, que lágrimas vieram a tona, mesmo assim não conseguia parar de comer, a pimenta era bem mais forte do que os acarajés que experimentei em toda minha vida.
Uma coisa que é possível fazer na Austrália é que você tem oportunidade de conhecer outras culturas que jamais pensou em ver tão de perto, sem necessidade de sair do país. Lógico que tem os seus contrapontos que muitas vezes confrontam a nossa cultura.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Carnaval beneficiente City2surf


Estou em falta com vocês leitores, me desculpe! A primeira semana de curso foi mais tranquila, mas agora, ficou bastante as coisas ficaram mais seria e não tenho tido tempo livre para escrever no blog ou responder e-mails, ligar para amigos. Além de estudante, tenho que lavar passar e cozinhar, se não morro de fome e de sujeira.
Tive um final de semana cheio de coisas para fazer e muito divertido. Finalmente, um dos meus sonhos foi realizado neste fim de semana, participei da maratona city2surf, em Sidney.
Esse sempre foi o meu desejo, mas sempre deixava para o próximo ano e ate que enfim chegou minha hora. O trajeto de 14Km com subidas e descidas que são bem puxadas, que exigiu muito preparo físico.
A maratona foi realizada pelo jornal Sydeny Morning Herald, com objeto de arrecadar dinheiro para ajudar entidades que cuidam de crianças com câncer, cegos, portadores de HIV entre outros. De acordo com o jornal mais de 75 mil pessoas participaram da maratona e o total arrecado foi de quase 2,5 milhões dólares. Qualquer pessoa podia participar e vestir o modelito que estivesse afim, tivemos mulher gato, super-man, homens de salto alto e sungas coloridas, entre muitas outras fantasias.
Aqui não acontece muita coisas como no Brasil, do tipo Carnaval fora de época, shows em praias ou praças, grandes eventos como tivemos Rolling Stones de graça na praia de Copacabana,ou ate mesmo aquele churrasco, encontro com amigos marcado de ultima hora sem organizar nada e que no final acaba sendo o melhor encontro,isso é coisa de brasileiros. Na Australia tudo é programado com data, hora, local e o que vai acontecer, chega a ser chato porque se você atrasa perde a festa.
Essa falta de algo acontecendo sempre faz com que qualquer evento que aconteça anualmente como city2surf que reúne grande número de pessoas,o que chegam a ser absurdo. Foi muito legal ver todos os tipos de pessoas se divertindo, pais correndo com carrinhos de crianças, alguns australianos tomando cerveja antes da corrida, parecia um Carnaval com nome de corrida. A atmosfera foi otima, todo mundo parecia feliz e mais com vontade de se divertir do que mesmo chegar a reta final. confesso que o que eu mais quiz do inicio ao fim era cruzar o ponto de chegada e receber minha medalha.
A organização do evento do meu ponto de vista foi nota 10, ao longo do caminho foram instalados banheiros químicos, barracas com agua e gatorade,bandas de musica de vários géneros inclusive samba brasileiro com algumas gringas dançado sem ginga.
Ano que vem quero participar de novo com certeza, mas em melhor forma. Estava me esquecendo de mencionar que o percurso era para ser feito em 48 minutos, eu e meu time terminamos em 2h20min, o que não e muito mal para quem andou mais que correu e ainda parávamos para fazer fotos e conversar.