domingo, 16 de maio de 2010

Bunda e futebol não e unica marca brasileira no exterior

Quem decidi morar longe do seu Brasil como fuga ou qualquer outra razão parece cair numa armadilha. No Brasil todo mundo e igual que nem percebemos,onde estamos ou o que somos e muitas vezes só denegrimos a nossa cultura. Escapar raízes e algo que eu considero impossível aqui. Todos dias, toda hora, minuto e segundo você e lembrado de que não pertence ao local que você escolheu para morar.

Não porque sou brasileira,mas sem duvidas o Brasil e um dos países mais populares do mundo. Por onde ando sempre tem que ter algo que veio do Brasil ou alguém que sonha em visitar ou já visitou e leva leva um pouco da cultura brasileira contigo“jeito brasileiro” a sua cultura.

Minha vida na Austrália e mais ou menos assim, sou sempre perguntada de onde sou “ por causa do meu adorável sotaque” e isso e quase todos os dias. Roupas coloridas, sapatos de qualidade e calca renas apertada e uma marca registrada das brasileiras.

Quase tudo que uso como roupas, sapatos, bijuterias vem da pátria amada e sempre alguém me pergunta onde comprei.

Tenho uma amiga australiana que nunca visitou Brasil, e só conhece o pais através de amigos que encontrou na Nova Zelândia. Ficou empolgada com a cultura do “beijinho” que damos um no outro como cumprimento e encantada pelos garotos latinos, comprou um para aprender a falar português. Hoje fala fluentemente, samba, dança funk e come arroz e feijão.

Sabe tudo sobre moda, musica, gírias brasileiras, novelas, etc. Em festa brasileira, e figurinha marcada e muito popular no orkut. Assim, como ela existem vários.

No jantar de aniversário de uma amiga, o papo da mesa era filmes brasileiros e as belezas naturais do pais. Na mesa havia pessoas de diferentes nacionalidades como Polônia, Itália, Austrália, Irlanda entre outras de países asiáticos.

“I saw a great brazilian movie about the beatifulll brazil” foi a primeira frase que ouvi de um americano que mora na Austrália há 20 anos. Segundo ele, o filme despertou ainda mais desejo de conhecer o pais que e tão lindo.

O filme que ela citou era “Casa de areia” com a Fernanda Torres, que por sinal nenhum dos brasileiros presentes haviam assistido. E o assunto não parou por ai, mencionaram culinária, festas, brasileiros que encontraram que já voltaram para casa, deixando muitas saudades e que dividiram experiências maravilhosas.

Infelizmente, quando se encontra grupos de brasileiros não essas coisas que você ouve com algumas exceções. Muitas vezes me deprime ouvir brasileiros depreciarem a sua terra natal, cultura e ainda se acharem que são algo diferente das coisas negativas que saem da boca. Acredito eu quem fala mal de sua casa esta fazendo propaganda negativa de si mesmo.